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CONHEÇA O PROJETO

Multilinguismo

O projeto “Multilinguismo, direito linguísticos e desigualdade social”, que se situa no primeiro eixo temático, “Desigualdades globais e sociedades [Global Inequalities and Societies]”, aborda questões que consideramos fundamentais no campo da linguagem para reflexionar sobre as desigualdades no âmbito global.

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Objetivo

Desenvolver a cooperação com pesquisadores, instituições e centros de pesquisa no exterior, em um patamar de paridade e de reciprocidade, visando o intercâmbio e a circulação de conhecimento científico já produzido no âmbito dos estudos linguísticos bem como a abertura para novos saberes advindos justamente dessa cooperação.

ASPECTOS

Inovadores

O aspecto mais inovador da proposta consiste na articulação do saber produzido no campo dos estudos linguísticos com necessidades atuais e urgentes para combater a desigualdade social no mundo globalizado, numa perspectiva abertamente interdisciplinar.

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Uma análise teórica e crítica das diversas formas de construção de línguas em situações sociopolíticas e históricas diferentes, considerando as estratégias de padronização, que incluem formas de codificação das variedades linguísticas, e de implementação de um modelo de língua padrão, sobretudo através do ensino regular.

Elaboração de propostas para novas formas de padronização, marcadas por uma maior flexibilidade e fundamentadas no reconhecimento das diferenças linguísticas e no respeito à diversidade.

Análise crítica das políticas para línguas minoritárias, avaliação de resultados de políticas já implementadas, e discussão de propostas para promover situações de maior equilíbrio multilíngue em todos os âmbitos sociais, tanto dentro dos estados nacionais como nas relações internacionais.

Análise crítica e avaliação de políticas linguísticas para a internacionalização, que integrem discussões sobre modelos de língua e avaliação de proficiência, políticas de letramento intercultural e distribuição de espaços para as diversas línguas, junto com o inglês como língua internacional, hipercentral, numa perspectiva multilíngue. Atualmente, as instituições de ensino superior estão diante dos desafios da “sociedade do conhecimento”, que pressupõe o uso compartilhado de recursos, a construção coletiva do saber, a interação virtual ou presencial e a valorização do direito à informação, às tecnologias de informação e comunicação e à educação. Nesse contexto, o conhecimento de outras línguas é necessário para o acesso à circulação do conhecimento.

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